CONSELHEIRO TERAPEUTA



A família é a principal escola de orientação que visa oportunizar o equilíbrio e as conquistas. Entretanto, ele precisa de reforço no desempenho do seu papel como educadora para a vida. Assim, a família deve procurar suporte em pessoas preparadas e bem treinadas. As famílias conhecem bem os seus problemas, mas nem sempre conhecem os caminhos mais adequados para lidarem com os problemas em busca de soluções. É difícil ver alguém sofrer ou fazer más decisões que impactam negativamente sua vida. Em algum momento, você terá a oportunidade em dizer à pessoa que está preocupado com o bem-estar dela.

Os pais querem e sempre podem ajudar na superação dos seus filhos. Nem sempre isso acontece. Isso ocorre quando não têm alguém com preparo para a necessária colaboração. Sem não há alguém que ajuda, o simples se torna monstruoso e assim, perpetuam-se os graves problemas pessoais. Ouvir bem e ser bem compreendido são componentes essenciais para o começo da superação pessoal.

A cooperação começa quando a pessoa é compreendida. Você pode, sim, ajudar a aliviar a dor humana ouvindo e compreendendo. Ensinar alguém a tornar as soluções do dia a dia compreensíveis é a nossa missão. Algumas circunstâncias da vida podem ser difíceis de entender, mas você pode ajudar a buscar o melhor melhor conhecimento de si mesmo - esse é o fundamento inicial da solução. Venha aprender a tratar a pessoa como você gostaria de ser tratada. Você provavelmente já experimentou lutas em sua vida e soube discernir quem foi útil e quem não foi.Peça permissão para se envolver. Se uma pessoa estiver no auge da dor, ela pode não perceber que precisa de ajuda, mas pode estar aberta a isso. Você pode dizer coisas como: "Parece que você está tendo problemas... Eu estou aqui com você, isto é, se precisar e quiser ajuda. Tudo bem para você?". Você vai precisar fazer perguntas diretas e honestas, como por exemplo: "Eu sei que pode ser difícil falar sobre isso, mas você está disposto a acabar com o seu futuro e seus relacionamentos por causa de um problema assim?". Nesse exemplo acima de abordagem - dentre muitos - tenha a certeza de que a mudança de uma grande história de vida começa com pequenas atitudes de ajuda. Isso é aconselhamento!